O verão é a estação mais propícia para a reprodução do mosquito, pois as temperaturas são mais altas e as chuvas mais frequentes. Confira abaixo algumas dicas para evitar o seu desenvolvimento:
1- Mantenha a caixa d’água fechada
Além de manter a caixa d’água fechada, é importante também fazer manutenção a cada seis meses, pois o mosquito tem preferência por água limpa.
2- Não deixe água acumulada
Para evitar o acúmulo de água, fique atento à limpeza das calhas, pois galhos e folhas podem impedir que a água da chuva escoe. Além disso, pneus, garrafas, vasos e plantas também acumulam água e, portanto, merecem uma atenção especial. Os pneus velhos não devem ser acumulados em casa, as garrafas devem ficar de cabeça para baixo e os vasos de planta devem conter areia no prato.
3- Animais de estimação
A água dos animais de estimação precisa ser trocada diariamente, e o pote deve ser lavado todos os dias com água e sabão.
4- Cuidados com o lixo
O mosquito tem preferência por água limpa, mas pode se desenvolver também em água ligeiramente suja. Portanto, mantenha o lixo em sacolas plásticas bem fechadas.
5- Use repelente
O uso do repelente é muito importante, mas crianças e mulheres grávidas devem procurar orientação médica antes de utilizar o produto. Além disso, o seu uso excessivo pode trazer complicações à saúde, portanto leia sempre as indicações de uso do fabricante.
Acabar com o mosquito da dengue não é tarefa para uma só pessoa, mas sim um dever de todos. Faça a sua parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário